SEJAM BEM-VINDOS !!

Este blog foi criado com o objetivo de auxiliar nas dúvidas diárias da grande turma de pacientes que recebemos todos os dias nos Consultórios onde atendemos em Curitiba! E você que não nos conhece também está convidado a navegar em cada nova dica nutricional que for lançada!

Aproveitem ! Abraços ! Danusa & Fárida



Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013

Já está na net a Programação das aulas de culinária do 2º semestre de 2013
Clique na figura acima para obter mais informações sobre as aulas

domingo, 15 de maio de 2011

ABACATE: aprenda a comer para emagrecer e tratar doenças crônicas

Aproveitando a época da safra do Abacate, que vai de fevereiro a julho, vamos saber um pouco mais sobre a fruta. Originário da América tropical, de regiões colonizadas por espanhóis, o abacate espalhou-se pela América do Sul, chegando até a Amazônia, podendo ser encontrado hoje em todas as regiões do Globo que possuem solos férteis e calor suficiente. Existe mais de 30 tipos de abacate no Brasil, atualmente o maior produtor mundial, mas exporta menos do que poderia, pois o nosso abacate é grande (pesa em média 500 gramas), sendo estranho aos consumidores europeus, acostumados a frutos de menores dimensões, como o avocado, cultivado há apenas 1 década no Brasil, o qual pesa cerca de 85 gramas apenas.

QUAIS SÃO SEUS BENEFÍCIOS?

NOVIDADE: efeito anti-obesidade
Ele tem a fama de engordar, devido seu alto teor de gorduras e calorias, sempre foi tido como grande vilão das frutas e inimigo das dietas, mas agora, acredite se quiser, pesquisadores do mundo todo afirmam que a fruta emagrece, diminui o índice de massa corporal (IMC) e reduz em até 42% o risco de síndrome metabólica (desordem de saúde onde temos diabetes, hipertensão e obesidade associados). O segredo está em comer a fruta com freqüência em doses moderadas, sem açúcar ou em receitas leves.

Quais são os efeitos que auxiliam na redução de peso?
- Aumenta a saciedade, adia a fome e procura por alimentos;
- A presença de uma substância chamada Beta-sitosterol, reduz a inflamação das células, facilitando o emagrecimento, a perda de gordura corporal, melhorando o controle do diabetes;
- Quando consumido na hora de dormir, o abacate intensifica a ação do hormônio do crescimento (GH), que ajuda o corpo a formar mais músculos e usar a gordura estocada como fonte de energia.

Considerações sobre o peso corporal
Por ser um alimento calórico, o exagero não descarta aumento de peso, por isso é importantíssimo o consumo na quantidade correta e sem açúcar. Peça ajuda da sua Nutricionista para introduzi-lo com segurança na dieta. Lembrando que engordamos quando comemos mais do que gastamos! Infelizmente não existem milagres, devemos sempre ter bom senso e fazer boas escolhas alimentares, além de uma atividade física rotineira.

A quantidade correta é: em média 2 colheres de sopa, 3 vezes na semana

Outros benefícios do Abacate na Saúde:
- Importante para o crescimento das crianças e para nutrição equilibrada em idosos;
- Auxilia os diabéticos no controle da glicemia, devido seu baixo índice glicêmico;
- Importante para hipertensos, devido seu alto teor de potássio e insignificante teor de sódio;
- Previne e trata doenças cardiovasculares (gordura monoinsaturada);
- Essencial para tratamento de doenças do fígado (esteatose hepática - “gordura no fígado”, hepatite, intoxicações), devido seu alto teor de L-glutationa, um poderoso antioxidante, que ajuda a atenuar os danos provocados nesse órgão;
- Melhora problemas do aparelho digestivo (gastrite, prisão de ventre, cólicas intestinais e flatulência), além de possuir uma boa digestibilidade;
- Para atletas auxilia a força muscular e desempenho, por ser uma grande fonte de energia;
- O beta-sitosterol, também ajuda a combater rugas, acne e celulite;
- Possui polifenóis anticancerígenos, que ajudam o corpo a neutralizar a ação dos radicais livres.


Nas próximas semanas continuaremos a postar assuntos sobre abacate, como, mitos sobre colesterol, dicas culinárias com a fruta e receitas doces e salgadas fáceis e rápidas. Aguardem e acompanhem !

Nenhum comentário:

Postar um comentário